Ensino Médio

FORMAÇÃO HUMANA + ENSINO FORTE
= CERTEZA DE SUCESSO


Nosso aluno é o maior referencial de nossas ações. Partimos dele como Ser, e delineamos todo o projeto institucional para atendê-lo no processo de afirmação de sua identidade. Assim, agregamos os recursos necessários de forma a possibilitar as habilidades de criar, arriscar, inovar, buscar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento, acreditando em seus sonhos e no próprio potencial, e como cidadão atuar em benefício de uma sociedade mais justa e um mundo melhor. Essa é a meta dos verdadeiros vencedores.

Na Era da Informação, e particularmente no Ensino Médio, não poderíamos prescindir dos conceitos centrais pertinentes à formação básica. Por conseguinte, vistamos e reelaboramos todos os conceitos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, oferecendo os instrumentos para ampliar a dimensão cognitiva de cada aluno e, assim, estabelecer condições para prestar o exame Vestibular nas melhores universidades do Brasil. Dessa forma, nossos alunos caminham no sentido de obter sucesso em seus objetivos profissionais e de vida, inclusive quanto à escolha da universidade que irá cursar.

Os procedimentos pedagógicos viabilizados em sala de aula são ricos e diversificados. No decorrer da semana, todas as áreas de conhecimentos são voltadas com enfoque na interpretação de textos, na interdisciplinaridade e transversalidade de conceitos e informações assim, familiarizando nossos alunos à percepção de que o conhecimento se processa em rede, abolindo a forma fragmentada, cristalizada, de saberes isolados, como se o contexto natural e social se desdobrassem em células desconexas e específicas sem função diante do sistema em que habitamos. É um trabalho projetado, integrado, que se processa, por um lado, em aulas ministradas de forma a propiciar estudos eficientes e, por outro, numa infraestrutura com suporte necessário para que cada aluno tire suas dúvidas e construa as competências e habilidades essenciais à vida em sociedade.

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS

NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL Entendemos que dentre as diversas instituições civis a escola é o espaço privilegiado no processo de construção de paradigmas. Porém, a construção de valores, uma nova cultura e um novo olhar sobre nosso entorno social e a identidade que queremos construir perpassam por ampla reflexão entre os atores do fazer pedagógico. Assim sendo, compete ao NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, dentre suas atribuições o de promover momentos e encontros, para os alunos do Ensino Médio, cuja essência seja a de estabelecer um novo viés cognitivo através do qual o estudante possa vislumbrar caminhos identitários na perspectiva pessoal e acadêmica. Para isso, palestras ministradas por estudiosos das ciências humanas e das diversas áreas de conhecimentos; workshop; visitas à instituições de ensino superior, oferecem ao educando visibilidade sobre suas escolhas futuras. Essas ações agregadas ao projeto pedagógico motivam nossos alunos e oferecem mais tranquilidade, diante de desafios da vida como o próprio vestibular e a escolha da carreira profissional.

AVALIAÇÕES PERIÓDICAS E SIMULADOS Sensíveis às questões emblemáticas que envolvem a sociedade brasileira, decorrentes de um processo histórico marcado pela exclusão da maioria de sua população, estamos imbuídos de que a responsabilidade social pertinente à nossa ação educacional nos direciona no sentido de que ampliemos a proposta curricular institucional, de maneira  que a mesma não se constitua em simples “relação de conteúdos” desconexos, fragmentados, distantes das problemáticas sociais. Dessa maneira, nosso caminhar é dialético, envolve o binômio: ação-reflexão. Por conseguinte estabelecemos procedimentos diagnósticos semanalmente, como Simulados de modelo UFBA, ENEM, UNEB, com objetivo de incentivar o  estudo permanente, o que conduz à eficiência por parte do  aluno e atuam como instrumentos redirecionadores da ação do professor. Através dessas avaliações identificamos se competências essenciais, tais como a produção oral e escrita; domínio de linguagens; compreensão de fenômenos; resolução de problemas; argumentação e elaboração de propostas, estão em processo de construção pelo aluno.

PROJETOS TEMÁTICOS  A Escola enquanto espaço democrático tem a atribuição de atuar, estabelecendo dentre seus objetivos político-Pedagógicos o de incentivar a pesquisa. Nessa perspectiva, acreditamos ser possível o estabelecimento de um novo senso comum decorrente da construção de novos valores e, por conseguinte, uma cultura  de inserção plena. Assim sendo, durante o ano letivo são desenvolvidos estudos temáticos nas diversas áreas de conhecimentos, tais como: Matemática e Suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química, Biologia), Linguagem e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Tais estudos se caracterizam como ações de extensão pedagogia, orientadas por professores especialistas,  devidamente planejados para atender a diagnose decorrente das intervenções didáticas no cotidiano.

AULAS DE SUPORTE – Durante o ano letivo, são ministradas aulas de apoio para os nossos alunos do Ensino Médio com o objetivo de, cada vez mais, tornar os grupos homogêneos e fortalecer os conteúdos básicos necessários para um melhor aprendizado no dia-a-dia. Essas aulas são planejadas para se adequar   à necessidade de cada grupo e que dão um suporte no aspecto pedagógico para melhorar o entendimento e o desempenho  nos diversos conteúdos trabalhados em sala.

MONITORIAS  – A Proposta Pedagógica dos Colégios Resgate/São Lázaro é retroalimentada por uma carga horária de aulas sem similar no contexto educacional baiano. Esse procedimento didático se ampara no pressuposto de que é na interatividade, através da mediação e intervenção do professor que se processa o conhecimento. Assim procedendo, durante o ano letivo são ministradas aulas de apoio didático, complementares, no turno oposto ao dos estudos regulares, por monitores que permanecem em horários predeterminados, à disposição dos alunos. Esses processos interventivos eliminam dificuldades que possam ser apresentadas na dinâmica de aprendizagem, equalizando as classes de alunos e potencializando a construção dos conceitos básicos, em cada estágio de desenvolvimento, necessários à formação de competências e habilidades previamente delineadas.

PLANTÕES DE DÚVIDAS – Os plantões ocorrem em horários pré-determinados, fora do período regular de aulas. Possibilitam que o aluno tire dúvidas e realize exercícios de fixação, diretamente com o professor de determinada disciplina.

AULAS DE ATUALIDADE – Referenciados em questões da contemporaneidade, são criados ambientes de estudos, onde são oferecidas as condições para que nossos alunos analisem a realidade cotidiana sob a perspectiva de conjunto e processo histórico-social, construindo competências e favorecendo a visibilidade da multiplicidade cultural e da diversidade inerente ao fenômeno antropológico. É nossa pretensão que  se admirem diante do óbvio, procurando o entendimento complexo da dimensão humana, e sejam capazes de identificar, analisar e comparar valores, enunciados e condições materiais de existência pertinentes ao contexto social do qual são os principais atores do processo.

SOCIOLOGIA E FILOSOFIA – Os estudos de Filosofia e Sociologia estão fundamentados na proposta de estabelecer um processo educacional consistente na formação humanística de jovens que se deseja sejam éticos, críticos, sujeitos e protagonistas da própria história. Pensar o processo político-social do contexto em que vivem, é o objetivo central dessa área de conhecimentos, de modo a que o ensino esteja voltado para seu desenvolvimento,  construção de competências para o mundo do trabalho, de tal forma que ao final do Ensino Médio o educando tenha construído conceitos filosóficos e sociológicos fundamentais ao exercício da cidadania.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO – As Ciências Pedagógicas confirmam que somente através da interação e no contexto social o sujeito estrutura as ferramentas mentais. Entretanto, esse fenômeno não acontece sem a mediatização. Esse dado diferencia os Colégios Resgate/São Lázaro. Na dinâmica interventiva da ação pedagógica, conseguimos estabelecer um olhar particularizado no caminhar de cada aluno. Desconstruindo a prática tradicional homogeneizadora, entendemos cada criança como universo único, com habilidades específicas e formas pessoais de aprender. Assim, identificando e respeitando a criança como sujeito principal do ato educacional, de forma individualizada, conseguimos com o apoio familiar, atingir os objetivos estabelecidos em nosso Projeto Político Pedagógico.

TECNOLOGIA – No contexto contemporâneo, no qual a riqueza e a velocidade de informações são imprescindíveis à construção de conhecimentos,  a implementação de recursos tecnológicos são acessórios constituintes que enriquecem o fenômeno pedagógico. Dessa forma, os Colégios Resgate/São Lázaro,  mostrando-se mais uma vez sensível às transformações tecnológicas e socioculturais,  inovam na aquisição de recursos para suporte pedagógico. Assim, dispõem em suas instalações de projetores multimídia e quadros digitais, todos de última geração, os quais enriquecem e dinamizam as ações dos professores.

LABORATÓRIOS – As Ciências Exatas, dentre seus pressupostos, defendem a experimentação como fundamento científico básico no estabelecimento de suas leis. Desse modo, nas áreas de Química, Física e Biologia as aulas de laboratório são  fundamentais na demonstração dos fenômenos, de forma que o aprendizado seja significante e os conceitos científicos defensáveis diante do aluno. Estas experiências proporcionam  ao educando vivenciar situações teóricas apresentadas em sala de aula. Portanto, sempre que necessário, são ministradas aulas de laboratório as quais oferecem os procedimentos básicos na construção do conhecimento.

 

 


Resgate Brotas: Tel.: 2102-4300

Coordenação:

(Integral) Profa. Joelma Lago Pontes – Contato: Fale Conosco

Serviço de Orientação Educacional – Profa. Rosana Fernandes Gonçalves

Resgate Cabula: Tel.: 2102-7500

Coordenação:

(Integral) Profa. Rosana Leão da Silva Dias – Contato: Fale Conosco

Serviço de Orientação Educacional – Profa. Aliomara Botelho Dantas

São Lázaro: Tel.: 2102-0500

Coordenação:

(Integral) Profa. Yara Cerqueira Marques – Contato: Fale Conosco

Serviço de Orientação Educacional – Profa. Lena Vitória Santana Oliveira


SÃO OBJETIVOS DA ENSINO MÉDIO

  • Incentivar os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e o respeito ao bem-estar comum;
  • Adotar como princípios norteadores o senso de direito e deveres de cidadania, a criatividade e o respeito à ordem democrática;
  • Desenvolver os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais, capazes de identificar os diversos elementos étnicos do povo brasileiro, tais como o negro, o branco e as populações indígenas presentes no contexto da escola e da comunidade;
  • Promover atividades facilitadoras de integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e sociais da criança, entendendo-a como ser completo total e indivisível;
  • Criar condições pedagógicas que ofereçam às crianças o autoconhecimento e a percepção do outro, identificando a diversidade entre pessoas e seus costumes para que possam conviver consigo próprias, com os demais e o ambiente de maneira articulada e gradual;
  • Organizar procedimentos avaliativos, através do acompanhamento e dos registros de etapas alcançadas nos cuidados e na educação, sem objetivo de promoção;
  • Promover a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais;
  • Desenvolver respeito à dignidade e aos direitos de todas as crianças, incluindo a Afro-brasileira, e a indígena, considerando suas diferenças sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
  • Criar condições para o desenvolvimento integral da criança, reconsiderando os aspectos cognitivos, físicos, emocionais, culturais e estéticos em diferentes faixas etárias.Promover atividades lúdicas e facilitadoras para identificar a História da formação étnica do povo brasileiro e seus principais elementos constituintes, tais como: o Afro-brasileiro, os Indígenas e o Branco;
  • Propiciar à criança o desenvolvimento de hábitos de autocuidado e proteção do próprio corpo.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

A ampliação da capacidade de comunicação oral e escrita da criança ocorre na interação em conversas, situações de escutas, músicas, jogos, brincadeiras e situações mais formais de uso da linguagem, como por exemplo, a leitura de textos diversos.

A criança vai construindo o processo de alfabetização a partir de suas hipóteses, acerca da escrita, refletindo sobre o uso da mesma e sua importância no contexto social.

Assim sendo, vão se apropriando da leitura e da escrita e passam a expor suas ideias de forma mais precisa, demonstrando suas possibilidades comunicativas que ocorrem gradualmente.

ARTES

As artes visuais estão presentes no cotidiano da Educação Infantil. Por isso, proporcionamos momentos nos quais as crianças possam expressar ideias, sentimentos e emoções. Construindo livremente elas desenvolvem a capacidade artística e aprendem a articular a ação, a percepção, a sensibilidade, a cognição e a imaginação.

CORPO E MOVIMENTO

A cultura corporal engloba diversas formas desta linguagem tais como: jogos, músicas, brincadeiras, práticas esportivas entre outras. Nessa modalidade proporcionamos vivências em que as crianças possam brincar, jogar, imitar, criar movimentos com o corpo, apropriando-se da imagem  corporal adquirindo gradualmente o domínio das habilidades motoras.


NATUREZA E SOCIEDADE

Em cada fase a criança responde de forma diversa a uma curiosidade sobre determinado fato que pode observar. À medida que cresce suas concepções se transformam.

Por entendermos a Educação Infantil como espaço social, e um importante meio propiciador do desenvolvimento, do pensamento e das emoções é que promovemos desafios para que possam pensar, formular teorias sobre fenômenos físicos, naturais e sobre fatos sócio-culturais.


MATEMÁTICA

A criança antes mesmo de entrar na escola já interage no universo matemático, pois em seu cotidiano pratica inúmeras situações envolvendo números, relações entre quantidades, buscando seus próprios recursos para mostrar idade, contar balas, brinquedos etc. Da mesma forma observa e atua no espaço ao seu redor descobrindo aos poucos caminhos, identificando posições e distâncias.

Na escola, a partir das vivências com jogos, músicas, histórias, brincadeiras, entre outras atividades, a criança busca soluções para resolver problemas e confrontar ideias para fazer valer seu ponto de vista.

O trabalho com a matemática nessa fase contribui na formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar, organizar informações e estratégias que favorecem na aquisição de novos conceitos matemáticos.


PEDAGOGIA DE PROJETOS

Numa outra perspectiva, nosso trabalho está organizado por meio de projetos que possibilitam um tratamento diferenciado dos conteúdos de aprendizagem, seguindo o Referencial Curricular para Educação Infantil.

Os projetos permitem uma intersecção entre os conceitos de diversos eixos de trabalho e visam o processo de investigação de um tema por meio da problematização, da coleta de dados e da busca de informações para confirmá-las, refutá-las ou ampliá-las.

Eles resultam na construção de conhecimentos que devem ser organizados e registrados como produtos dessa aprendizagem.


AULA DE CAMPO

Eventualmente serão realizadas atividades fora do âmbito escolar com a finalidade de ampliar e vivenciar as temáticas em estudo.

As famílias autorizarão essas saídas mediante termo enviado pelo Colégio.


INFORMÁTICA

Na informática, o aluno tem contato com vários programas complementares ao trabalho pedagógico interagindo de forma lúdica com a linguagem tecnológica.


EVENTOS TEMÁTICOS

Como apoio pedagógico, promovemos na Educação Infantil atividades sociais dinâmicas, com o envolvimento das crianças.

Nessas atividades estão incluídas algumas datas comemorativas e amostra final dos projetos de aprendizagem.

A colaboração e envolvimento da família é da extrema importância para realização do nosso trabalho. Contamos com seu apoio, pois Escola e Família precisam andar sempre de mãos dadas.


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