Projeto Cantos e Contos

A culminância do projeto “Encantos, Cantos e Contos” aconteceu nos dias 15 e 16 de Setembro de 2017, com as turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, contemplando assim, a segunda etapa do nosso Projeto Pedagógico. Com o objetivo de trabalhar os elementos musicais e extramusicais, os alunos se apropriaram dos elementos musicais como: execução de ritmos, canto em grupo, construção de instrumentos alternativos, apreciação musical, percepção e os aspectos da cultura da época, contexto histórico, figurino característico de cada ritmo, interpretação cênica e a dança.

A primeira turma a se apresentar foi  o 1º ano, cantando e interpretando “MPB”, um símbolo de resistência para os jovens que lutavam contra a ditadura militar, com canções de Chico Buarque, Caetano Veloso, Geraldo Vandré e Gilberto Gil.

A galera do 2º ano apresentou o “AXÉ” que surgiu na década de 1980 em Salvador, na Bahia, nos carnavais de rua.  As canções interpretadas foram as de Luiz Caldas, Daniela Mercury e Ivete Sangalo.

Como a música não pode parar, o 3º ano matutino apresentou o “FORRO” nos ritmos do xaxado, baião, xote, entre outros; e o vespertino mostrou o “REGGAE” com a crítica social, envolvendo questões sobre desigualdade, preconceito, fome e outros problemas sociais.

O 4º ano trouxe a “BOSSA NOVA” conhecida pela influência do jazz e da música erudita, um estilo mais suave de música, com o cantar da famosa dupla, Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

A equipe do 5º ano apresentou o SAMBA, ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional com as canções de CartolaAri Barroso, Noel RosaAtaulfo Alves e Nelson Cavaquinho.

Para finalizar o evento, a turminha da Educação Infantil encantou a plateia com o repertório das canções de Vinicius de Morais, Toquinho e Adriana Calcanhoto.

As atividades foram encerradas, na certeza de que cada conhecimento compartilhado com os alunos terá grande significado ao longo de suas vidas. Confiram as fotos.