Projeto Transversal 2017

A culminância do “Projeto Transversal 2017” do Ensino Fundamental II: A Linguagem Tecnológica e as Mobilizações Sociais e Políticas no Brasil, foi um grande sucesso. Durante o ano letivo, os alunos pesquisaram sobre cidadania e tecnologia no ambiente escolar, a necessidade de se consolidar o verdadeiro significado de ser cidadão de direitos e deveres num mundo globalizado das muitas formas de comunicação, expressão e linguagens.
A turma do 6° ano apresentou o tema: TUDO É TECNOLOGIA com a Revolução Industrial, o conhecimento científico e aplicação tecnológica.
Já os alunos do 7º ano explanaram sobre o tema: LINGUAGEM TECNOLÓGICA do o aparecimento da mídia à alienação e, a informação e o cyberbullying.
O 8º ano trouxe a temática: GERAÇÃO Z e ressalvou que apesar de úteis e de facilitar ambientes de troca de informação e debate, as redes sociais e outras áreas da comunicação digital têm sido também um espaço de violência contra as mulheres e, as modificações que nos permitem desmistificar os estereótipos degradantes.
A última apresentação foi do 9º ano com o seguinte tema: AS NOVAS TECNOLOGIAS E A DIVERSIDADE: GÊNERO, ETNIA E RELIGIÃO, ilustrando que para entender a sociedade em que vivemos precisamos saber das muitas diferenças e que é preciso analisá-las antes de defendê-las.

Os alunos salientaram a importância e a influência da internet como fonte de pesquisa, socialização e entretenimento, bem como a responsabilidade da família que em parceria com a escola devem orientar suas crianças e os jovens, na maneira adequada e consciente de utilizar esta tecnologia que tornou o mundo globalizado.