Proposta Pedagógica

Nossa reflexão sobre o ensino nos levou a estabelecer procedimentos a partir de uma visão holística de mundo, na qual possamos oferecer ao aluno as condições ideais para a formação de competências essenciais à construção de sua própria identidade a partir de conhecimentos socialmente elaborados. Compreendemos que o aluno constitui um sistema aberto, capaz de elaborar e reelaborar conhecimentos, ampliar as múltiplas competências latentes no ser humano, a partir de quatro pilares essenciais, ou seja:

– Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver junto e Aprender a Ser. Para isso, estruturamos nossa proposta a partir de áreas de conhecimentos das quais se originam eixos temáticos que serão referências na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade deverá ser uma constante e, concomitantemente, estaremos envolvendo os aspectos da vida cotidiana de modo transversalizado. Os conteúdos assumem uma perspectiva mais complexa, atendendo à construção de conceitos, procedimentos e atitudes pelo educando. A contextualização dará suporte à prática; os diagnósticos e objetivos estarão orientando todas as ações pedagógicas.

Estrutura Pedagógica

Os Colégios RESGATE / SÃO LÁZARO possuem objetivos fundamentais que garantem uma estrutura sólida e definida no ensino:

– A formação do aluno segundo a filosofia desenvolvida , promove senso de responsabilidade, criatividade, solidariedade e respeito às individualidades e diferenças;

– Um ensino de excelência que trabalha os conteúdos com metodologia adequada em cada etapa do aprendizado;

– A preparação do aluno para o Ensino Médio, proporcionando-lhe condições de ingressar nas melhores universidades e cursos , permitindo o acesso ao mercado de trabalho.

Metodologia

Os Colégios Resgate e São Lázaro buscam na filosofia e cultura dos métodos e práticas pedagógicas, elaborar um projeto de ensino adequado para seus alunos de acordo com o seu segmento, sem alinhar-se, exclusivamente, com uma única metodologia clássica. Nossa linha metodológica reconhece o aluno como centro e sujeito do processo ensino-aprendizagem, e o professor como intermediário entre aluno e o conhecimento. Valoriza e amplia o conhecimento prévio do aluno, incentiva a atividade em equipe, desenvolve a iniciativa, o espírito científico, a criticidade, as habilidades cognitivas e operatórias, proporcionando um aprendizado eficiente e eficaz.

Serviço de Orientação Educacional – SOE

É o órgão responsável pelo assessoramento de atividades pedagógicas junto à Coordenação e a Direção Pedagógica. Serviço que orienta o aluno no processo ensino-aprendizagem, no aspecto cognitivo, socioafetivo-comportamental, acompanhando seu desenvolvimento integral. Faz, também, a ligação entre a família e a Escola, apoio aos pais, quando necessário.

Coordenação Pedagógica – CP

Não existe Os Coordenadores Pedagógicos são responsáveis pelo planejamento e controle das atividades que são desenvolvidas nos diferentes componentes curriculares, contando com a colaboração dos coordenadores de área e professores, para que os programas sejam cumpridos e reformulados sempre que necessário. É também sua função trabalhar com o Orientador Educacional de cada curso analisando os casos de desempenho não satisfatório e não adaptação à estrutura e funcionamento da escola.

Coordenação de Área – CA

No laboratório A Coordenação de Área acompanha o trabalho dos professores, orientando-os e funcionando como elo entre as diferentes séries. São realizadas periodicamente reuniões de equipe nas quais o trabalho é avaliado, temas relevantes são discutidos e projetos são delineados. Todos os coordenadores de área também são professores dos Colégios, de modo que conhecem a fundo o dia-a-dia na sala de aula, sua dinâmica e suas necessidades.

Professores

Os professores dos Colégios Resgate/ São Lázaro estão entre os melhores da Bahia. São profissionais escolhidos após rigorosa seleção, por seus conhecimentos e por sua didática. Eles são orientados sobre as diretrizes de ensino e também quanto aos padrões éticos exigidos. Tudo é planejado cuidadosamente e controlado, desde a forma de se relacionar com os alunos até o que vai ser ensinado e como esse conhecimento vai ser abordado nas avaliações.

Sistema de Avaliação

Uma das mais importantes inovações desenvolvidas pelos Colégios Resgate/ São Lázaro é o papel das avaliações na formação dos alunos. Com um sistema próprio, aplicando avaliações contínuas, os Colégios tornam mais eficiente o aprendizado das matérias, fazendo do estudo um hábito contínuo e não um esforço excepcional em períodos curtos e concentrados.

Monitoria / Plantões / Oficinas

Para os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio que apresentam dificuldades pedagógicas ou ritmo diferenciado de aprendizagem nas disciplinas de Português, Matemática ,Física e Química , são organizadas e oferecidas aulas adicionais – oficinas – em horário inverso ao curricular.

• Diretoria: Marcar com Antecedência.
  • Secretaria: 2ª a 6ª feira - Manhã: 8h às 13h
  • Tesouraria: 2ª a 6ª feira - Manhã: 8h às 13h Tarde: 14h às 17h
  • Cordenação: 2ª e 4ª feira: Ensino Fundamental II Manhã- 8h às 11h30 Tarde - 14h às 17h
  • Ensino Médio 3ª e 5ª feira: Manhã - 8h às 11h30